Guarujá

Testes de circulação da nova linha do VLT são adiados em Santos, SP


Nova data será definida pela EMTU. Testes de passagem dos VLTs estavam previstas para esta segunda-feira (16). Veículo Leve sobre Trilhos, em Santos
Divulgação CMS
Os testes de circulação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) foram adiados em Santos, no litoral de São Paulo. As demonstrações, previstas para acontecer partir das 10h desta segunda-feira (16), foram canceladas devido às condições climáticas da região, segundo a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU).
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
A etapa de testes para circulação do VLT ocorreria, das 10h às 15h, em toda a extensão do novo trecho do modal. Desde a última segunda-feira (9), no entanto, foram realizados os serviços para validação operacional (entenda mais abaixo).
Ao g1, a EMTU informou que os trabalhos de validação com circulação do VLT previstos foram adiados por questões técnicas e de segurança devido às condições climáticas na região. A empresa destacou que uma nova data será informada assim que definida.
VLTs serão carregados com materiais para simular peso dos passageiros
Divulgação/EMTU
Dentre os serviços que ocorreriam a partir desta segunda-feira (16), seria executada a passagem dos trens, carregados com materiais para reproduzir o peso dos passageiros, monitorando a medição de ruídos e vibração (veja a imagem acima).
Para isso, ainda conforme a EMTU, haverá sinalizações indicativas nas vias que compõem o trajeto do VLT, restrições de estacionamento sobre os trilhos — com restrição de carga e descarga — e fechamento dos cruzamentos viários durante a passagem do modal.
Segundo a empresa, os agentes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de Santos estarão em pontos estratégicos para sinalizar sobre a circulação dos VLTs, a partir do início dos testes.
Cruzamento entre a Avenida Conselheiro Nébias e Rua João Pessoa interditado para as obras do VLT, em Santos
g1 Santos
Obras
O g1 questionou a EMTU sobre a entrega das obras do VLT, previstas para este sábado (14), mas não teve um retorno. Os serviços aconteciam nos cruzamentos entre a Avenida Conselheiro Nébias e a Rua João Pessoa, e da Avenida São Francisco com a Rua da Constituição.
Imagens realizadas pelo g1, no entanto, mostram que um dos trechos segue interditado para realização dos serviços na manhã desta segunda-feira (16), que incluem a implantação dos trilhos e da via permanente por onde o modal deve circular.
Cruzamento entre a Avenida Conselheiro Nébias e Rua João Pessoa interditado para as obras do VLT, em Santos
g1 Santos
Fase de testes
A fase de testes e validação operacional do VLT foi iniciada em 9 de setembro, com a preparação e homologação de redes aéreas e dos trilhos, garantindo que o modal esteja apto para operar em segurança.
Os procedimentos acontecem em toda extensão da 2ª linha, que conta com 8 km. Após isso, o projeto deve receber a Licença de Operação Provisória pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb, para que os testes definitivos previstos para este semestre sejam iniciados.
EMTU iniciará testes do segundo trecho do VLT para validação operacional
Divulgação/EMTU
2ª linha do VLT
O segundo trecho do VLT contará com 8 km de percurso e 12 pontos de embarque e desembarque, interligando o ramal Barreiros-Porto ao bairro histórico do Valongo a partir da Estação Conselheiro Nébias.
O trajeto pretende interligar os pontos de interesse público, como o Mercado Municipal, Poupatempo, universidades, áreas comerciais e o Terminal Valongo.
Segundo a EMTU, a estimativa é que o modal atenda cerca de 35 mil passageiros por dia na Baixada Santista. Somando os 11,5 km da primeira fase em operação (Barreiros-Porto) com o segundo trecho (Conselheiro Nebias-Valongo), serão 19,5 km de trajeto.
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos

Facebook Comments Box

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »