Baleia-jubarte morta é encontrada boiando no litoral de SP: ‘surpresa ruim’; VÍDEO
Instrutor de canoagem filmou carcaça do animal, que foi encontrado flutuando na água do mar. Baleia foi avistada na altura de Guarujá (SP). Vídeo mostra baleia-jubarte morta boiando em mar do litoral de SP
A carcaça de uma baleia-jubarte (Megaptera novaeangliae) foi encontrada no mar da baía de Santos, na altura de Guarujá, no litoral de São Paulo. Um vídeo, obtido pelo g1, mostra o animal morto boiando na água (assista acima).
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
O instrutor de canoagem Fabio Ferreira Pupo, de 37 anos, registrou as imagens por volta de 14h de quinta-feira (26), próximo à Ilha das Palmas. Ele voltava de um treino quando avistou um corpo estranho flutuando e foi averiguar.
Não é a primeira vez que ele encontrou uma baleia na praia, mas relatou ao g1 nunca ter visto uma carcaça boiando dessa forma. “É surpresa, mas uma surpresa ruim”, definiu. “Eu não acionei nenhum órgão, mas alguns vieram me procurar. Ela não estava tão fedida […], não aparentava ter ferimentos externos”, disse Fabio.
Ainda não há informações sobre o que causou a morte do mamífero. O Instituto Gremar foi acionado para recolher o corpo. Segundo o Instituto, a carcaça encalhou no costão rochoso, porém ainda não em local acessível onde as equipes podem fazer os procedimentos com segurança. Por isso, o Gremar ainda não conseguiu retirar a baleia do local para realizar as análises.
Baleia morta localizada em Guarujá (SP)
Fabio Ferreira Pupo
Segundo o biólogo marinho Alex Ribeiro, o animal das imagens parece ser uma baleia jubarte juvenil que morreu há algum tempo, ou seja, está em estado de decomposição avançado. “O animal está bem inchado. Ele pode ter vindo boiando pelas correntes [marítimas] e acabou aparecendo aí na praia. Exames mais específicos podem identificar a causa real da morte”, explicou.
O especialista fez um alerta para quem costuma frenquentar o mar, pois já houve registros de colisão de embarcações com carcaças de animais mortos, o que pode causar acidentes. “Quem está no mar, a atenção é redobrada sempre”, orientou.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos