Guarujá

EMTU realizará novas interdições no centro de Santos a partir de segunda-feira


Trechos da Avenida Conselheiro Nébias serão bloqueados devido à execução de serviços de remanejamento de rede de drenagem do VLT. EMTU realiza novas interdições no centro de Santos
Arquivo/Francisco Arrais/Prefeitura de Santos
A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) anunciou novas interdições devido às obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em dois trechos da Avenida Conselheiro Nébias, em Santos (SP). Os bloqueios vão começar às 9h de segunda-feira (30) e serão mantidos até 21 de outubro, conforme publicado no Diário Oficial da cidade na última sexta-feira (27).
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp
As interdições, segundo a empresa, são necessárias para o remanejamento de rede de drenagem. Estarão bloqueados, portanto, os seguintes trechos:
Avenida Conselheiro Nébias
▶️entre as ruas Bittencourt e Amador Bueno

Avenida São Francisco
▶️entre as ruas da Constituição e Dr. Cochrane
Como rotas alternativas, os motoristas têm como opções acessos às ruas Brás Cubas e Amador Bueno.

Testes
A EMTU realizou novos testes de circulação da segunda linha do VLT em Santos, na última terça-feira (24). O transporte percorreu, durante a madrugada, todo o trecho, começando na conexão com a Linha 1, no cruzamento da Rua Campos de Melo com a Avenida Afonso Pena, e cobrindo os 8 km da área central da cidade.
A fase de testes sem passageiros continuará nos próximos meses, com restrições de estacionamento na via de passagem do VLT entre 9h e 16h, exceto para carga e descarga.
A EMTU destacou que cruzamentos serão temporariamente fechados durante a passagem das composições para garantir a segurança e o andamento dos ajustes.
A Prefeitura Municipal informou que a CET está com agentes em campo para evitar o estacionamento de veículos na linha férrea e acompanha o VLT com viaturas ao longo do percurso.
Como fica o trânsito?
A CET-Santos informou que tem esquema operacional programado para o período de testes do VLT, que prevê agentes em campo já antes do início da circulação do trem para garantir que a linha férrea esteja sem veículos estacionados.
Os agentes também estarão posicionados ao longo do percurso para monitorar o tráfego e orientar os motoristas. E, ainda, em viaturas, vão acompanhar o VLT durante todo o trajeto.
O único bloqueio desativado nos últimos dias foi o da Avenida Senador Feijó com a Rua Amador Bueno. No último dia 20, ocorreu a reabertura da Avenida São Francisco. Há expectativa que também seja liberada a Rua Amador Bueno, entre Avenida Senador Feijó e Rua Braz Cubas.
Passageiros só em 2025
O segundo trecho do VLT contará com 8 km de percurso e 12 pontos de embarque e desembarque, interligando o ramal Barreiros-Porto ao bairro histórico do Valongo a partir da Estação Conselheiro Nébias.
O trajeto pretende interligar os pontos de interesse público, como o Mercado Municipal, Poupatempo, universidades, áreas comerciais e o Terminal Valongo. O início da operação da nova linha está previsto para o primeiro semestre de 2025.
Segundo a EMTU, a estimativa é que o modal atenda cerca de 35 mil passageiros por dia na Baixada Santista. Somando os 11,5 km da primeira fase em operação (Barreiros-Porto) com o segundo trecho (Conselheiro Nebias-Valongo), serão 19,5 km de trajeto.

Facebook Comments Box

Related Articles

Back to top button
Translate »