Se você quiser uma edição de 30º aniversário do PS5 no Japão, precisará provar 30 horas de jogo
A PlayStation 5 30th Anniversary Edition foi rapidamente esgotada na maioria das regiões, e muitos fãs ficaram desapontados ao ver muitos dos consoles agora sendo revendidos a preços ridículos nos mercados de segunda mão.
Mas no Japão, a Sony introduziu uma medida para limitar o scalping e, pelo menos, garantir que todos que tentassem comprar um fossem jogadores “legítimos”, mesmo que essa medida também fosse injusta para muitas pessoas que não atendiam aos requisitos.
Conforme observado pela Automaton, quem quisesse pré-encomendar o novo console de edição extremamente limitada (apenas 12.300 PS5 Pro fabrica em todo o mundo, já que essa foi a data em que o PlayStation original foi lançado em 3 de dezembro de 1994) teve que provar que tinha pelo menos 30 horas de jogo no PS5 ou PS4 nos últimos dez anos.
Ao se inscrever no sorteio por meio do site oficial, você deve ter uma conta PSN registrada no Japão, com pelo menos 30 horas de jogo entre fevereiro de 2014 (mês em que o PS4 foi lançado no Japão) e 19 de setembro de 2024.
Isso significa que os compradores em potencial que nunca tiveram um PS4 ou PS5, mas talvez sentissem nostalgia pelo PlayStation original, não tinham como comprar um desses consoles. Um pouco de “gatekeeping” que, por outro lado, tornou mais difícil para cambistas e bots.
Veremos como fica, pois eles também estão usando um sistema de loteria: se o número de pedidos de pré-encomenda válidos for superior ao número de unidades disponíveis, eles sortearão os consoles. As inscrições estão abertas até 14 de outubro.