Após suspender lançamentos, SpaceX será investigada por falha
Mais um lançamento da SpaceX está na mira das autoridades. A Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) vai abrir uma investigação sobre um problema identificado em um foguete Falcon 9 em 28 de setembro.
Falha resultou em pouso fora da área autorizada
Na oportunidade, uma cápsula Crew Dragon transportando o astronauta da NASA Nick Hague e o cosmonauta russo Aleksandr Gorbunov foi lançada com sucesso em direção à Estação Espacial Internacional.
No entanto, o estágio superior do Falcon 9 sofreu um problema após a implantação da cápsula, segundo informação confirmada pela própria SpaceX em 29 de setembro. A falha resultou no pouso do estágio superior no oceano fora de sua área de descarte.
A empresa de Elon Musk informou que vai suspender os lançamentos enquanto analisa o que aconteceu. Além disso, a Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) quer explicações sobre o ocorrido.
A FAA está ciente de que ocorreu uma anomalia durante a missão SpaceX NASA Crew-9 que foi lançada da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida, em 28 de setembro. O incidente envolveu o pouso do segundo estágio do Falcon 9 fora da área de risco designada. Nenhum ferimento público ou dano à propriedade pública foi relatado. A FAA está exigindo uma investigação.
Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA)
Leia mais
- SpaceX suspende lançamentos após problema com foguete usado em missão tripulada
- SpaceX pode ser multada por violações de segurança em lançamentos
- Próximo voo da Starship deve atrasar e SpaceX está furiosa
SpaceX tem tido vários problemas nos últimos meses
- A falha no lançamento do Crew-9 foi o terceiro problema enfrentado pela SpaceX em menos de três meses.
- Em 11 de julho, o estágio superior do Falcon 9 teve um vazamento de oxigênio líquido que resultou na perda de 20 satélites de internet Starlink da empresa.
- Já em 28 de agosto, um primeiro estágio do foguete falhou em sua tentativa de pouso após um lançamento bem-sucedido.
- Não está claro quanto tempo será necessário antes da retomada das operações da empresa.
- Também não se sabe se a investigação pode atrapalhar os próximos lançamentos, caso da missão Europa Clipper, da NASA, programada para ser lançada em um foguete da SpaceX durante uma janela de 21 dias que abre em 10 de outubro.
- As informações são do Space.com.
O post Após suspender lançamentos, SpaceX será investigada por falha apareceu primeiro em Olhar Digital.