Governo de SP define datas de audiências públicas sobre projetos ambientais do Túnel Santos-Guarujá
Sessões ocorrerão nos dias 9 e 10 de outubro, nas duas cidades. Projetos elaborados pela Secretaria de Parceria e Investimentos (SPI) serão analisados e debatidos. Túnel ligará a região de Outeirinhos e Macuco, em Santos, ao bairro Vicente de Carvalho, em Guarujá.
Divulgação/Governo de São Paulo
O Governo de São Paulo, por meio do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema), realizará duas audiências públicas para discutir os projetos do Túnel Santos-Guarujá, no litoral de São Paulo. Os encontros acontecem nas duas cidades, nos dias 9 e 10 de outubro.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
De acordo com o governo estadual, os encontros foram convocados para discutir dois projetos elaborados pela Secretaria de Parceria e Investimentos (SPI): o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto ao Meio Ambiente (RIMA).
As sessões sobre os estudos ocorrerão de forma presencial, nas duas cidades. As inscrições podem ser feitas nas recepções dos locais, no dia do encontro (veja abaixo as datas e horários).
Projetos ambientais do Túnel Santos-Guarujá serão discutidos em audiência pública
Divulgação/Governo de São Paulo
Santos:
Quarta-feira (9 de outubro): Teatro Guarany, a partir das 17h ( Praça dos Andradas, 100, Centro)
Guarujá:
Quinta-feira (10 de outubro): Teatro Procópio Ferreira, a partir das 17h (Av. Dom Pedro I, 350 – Jardim Tejereba)
As inscrições para participação e manifestação devem ser feitas presencialmente, a partir das 16h. As duas audiências também serão transmitidas ao vivo pelo canal oficial do YouTube da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil).
Os estudos estão disponíveis para consulta aos interessados em pontos nos dois municípios (veja abaixo) e também no site da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), por meio do processo 195/2024.
Consulta presencial dos estudos:
Santos:
Saguão do Paço Municipal
Praça Visconde de Mauá, s/n, Centro
Dias úteis, das 9h às 12h e das 13h às 17h.
Guarujá:
Paço Moacir dos Santos Filho
Secretaria Municipal de Planejamento Estratégico (Seplan)
Avenida Santos Dumont, 800, 2º Andar, Vila Santo Antônio
Dias úteis, das 9h às 13h e das 15h às 18h
Túnel Santos Guarujá
O túnel imerso entre Santos e Guarujá faz parte dos projetos qualificados no Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP). Ele contará com 870 metros de extensão e 21 de profundidade, sendo o primeiro da América Latina neste modelo.
Túnel Santos-Guarujá, idealizado há quase 100 anos, é incluído no novo PAC
O valor do investimento estimado é de R$ 5,96 bilhões e será dividido entre o Governo de São Paulo e a União, além de participação da iniciativa privada. Atualmente, a travessia é feita por balsa ou por cerca de 40 km de rodovia.
Para isso, a estrutura será construída em seis módulos de concreto pré-modulados, construídos em uma doca seca antes de serem colocados na água. Assim que concluídas, as partes serão transportadas por flutuação até o local de instalação.
O trecho vai ligar as regiões de Outeirinhos e Macuco, em Santos, ao bairro Vicente de Carvalho, em Guarujá. O estudo de mobilidade do projeto concluiu que a localização mais adequada do túnel é no centro do canal, atendendo as necessidades logísticas da região.
Atualmente, segundo o governo, mais de 21 mil veículos cruzam diariamente as duas margens utilizando barcos de pequeno porte (catraias) e as balsas, além de 7,7 mil ciclistas e 7,6 mil pedestres.
Além da passagem de veículos, o túnel contará com uma área de circulação para ciclistas e pedestres instalada entre as seis vias de pista – três faixas por sentido, sendo uma delas adaptável ao Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).
De acordo com o governo, a construção, operação e manutenção do equipamento ficará sob responsabilidade da iniciativa privada, que ainda será definida em leilão. O túnel deve reduzir o tempo de deslocamento entre as cidades para cinco minutos e ampliar as possibilidades de desenvolvimento do Porto de Santos.
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos