Ubisoft enfrenta ação coletiva por compartilhar dados de usuários com a Meta
A Ubisoft enfrenta uma ação coletiva sobre o compartilhamento de informações pessoais de usuários da Ubisoft Store e Ubisoft+ com a Meta.
Conforme relatado pela Bloomberg Law e identificado pela VGC, a reclamação afirma que os usuários que compram jogos ou assinam o Ubisoft+ por meio da Ubisoft Store não são avisados pela Ubisoft de que suas informações pessoais identificáveis (PII) estão sendo enviadas para a Meta por meio do Pixel.
Pixel é um pedaço de código que os sites podem usar para medir a eficácia da publicidade. Ele rastreia a atividade do usuário no site, como que tipo de jogos eles estão comprando ou pesquisando, e compartilha essas informações com a Meta.
Isso viola a Lei de Proteção à Privacidade de Vídeo, que foi introduzida em 1988 para proteger o histórico de compras dos usuários de locadoras de vídeo. Em 2013, foi alterado para permitir que os sites compartilhem esses dados com o consentimento do usuário.
Mas, de acordo com a ação coletiva, a Ubisoft não pede consentimento: “O réu não divulga no site que as informações de identificação pessoal dos usuários de PII seriam capturadas pelo Pixel de rastreamento da Meta Platforms, Inc utilizado pelo réu e, em seguida, transferidas para a Meta, expondo assim as PII dos assinantes a qualquer pessoa de habilidade técnica comum que recebeu esses dados”.
A ação coletiva busca compensação financeira para todos os afetados e uma ordem judicial instruindo a Ubisoft a remover o Pixel de seu site ou obter o consentimento dos usuários.