Wimbledon vai acabar com os árbitros de linha humanos
Embora você sempre possa argumentar que o objetivo dos árbitros assistentes virtuais (VAR) no esporte é para o benefício do esporte em questão, muitas vezes é repleto de problemas que levam à frustração, algo que vemos com mais frequência e comumente no futebol.
Para o tênis, vimos no passado uma grande ênfase no uso da tecnologia como forma de determinar a colocação da bola contestada, mas essa tem sido muitas vezes uma forma de contestar as reivindicações feitas por árbitros humanos e chamadores de linha. Para Wimbledon em 2025, isso mudará significativamente.
Wimbledon decidiu acabar com os árbitros de linha humanos para o próximo evento e daqui para frente. Ele os substituirá por uma tecnologia que está sendo apelidada de Electronic Line Calling, e será adotada em todos os níveis do torneio, inclusive durante a qualificação fora do local principal também.
Quanto ao motivo pelo qual essa mudança está sendo feita, a executiva-chefe da All England Club, Sally Bolton, disse: “Tendo analisado os resultados dos testes realizados no The Championships deste ano, consideramos a tecnologia suficientemente robusta e é o momento certo para dar este passo importante na busca da máxima precisão em nossa arbitragem. Para os jogadores, oferecerá as mesmas condições em que jogaram em vários outros eventos da turnê.
“Levamos muito a sério nossa responsabilidade de equilibrar tradição e inovação em Wimbledon. Os árbitros de linha têm desempenhado um papel central em nossa configuração de arbitragem no The Championships por muitas décadas e reconhecemos sua valiosa contribuição e agradecemos a eles por seu compromisso e serviço.”
Você acha que isso será uma jogada positiva para Wimbledon ou a tradição deve permanecer suprema e os árbitros de linha manterem seus papéis no evento?