Renault mostra seu EV descarbonizado conhecido como Embleme –
À medida que o movimento para eletrificar carros continua a se expandir e crescer, uma das próximas iniciativas sérias que precisam ser exploradas para o setor automotivo é a redução das pegadas de carbono e das emissões de gases de efeito estufa. Embora a Renault, em particular, tenha planos de ser neutra em carbono na Europa até 2040 e globalmente até 2050, agora apresentou um vislumbre mais amplo de um modelo que mostra como esse futuro pode ser alcançado.
Apresentado no Mondial de l’Auto 2024, a Renault levantou a cortina do Embleme, um carro que é descrito como sendo descarbonizado. Quanto ao que isso significa, o modelo foi construído desde o início com um grande foco em emissões limitadas de gases de efeito estufa e uma baixa pegada de carbono, o que significa que emite 90% de gases de efeito estufa ao longo de seu ciclo de vida do que qualquer veículo equivalente produzido hoje.
A Renault afirma que o carro tem uma redução de 70% na pegada de carbono, é feito de 50% de materiais reciclados, com quase todos os materiais usados podendo ser reciclados ainda mais no final de seu uso no Embleme, um total geral igual a 90% de reciclabilidade. Ele ainda tem uma bateria de baixo carbono que usa materiais estrategicamente reciclados para produzir novas baterias e um motor elétrico de 160 kW que promete um alcance de “várias centenas de quilômetros”.
Embora tudo isso pareça muito promissor, deve-se dizer que o Embleme ainda é um veículo conceitual, então não devemos esperar vê-lo nas estradas tão cedo. Ainda assim, definitivamente lhe dá fé em um futuro automotivo muito mais ecológico.
Publicidade: