Mundo

'La Santa Muerte': Líder de culto popular mexicano é morta em altar




A “Santa Muerte” é adorada por condenados, viciados em drogas e criminosos. Outras duas pessoas morreram e oito ficaram feridas no ataque na cidade de León, no estado de Guanajuato. Uma estátua de “Nuestra Señora de la Santa Muerte”, ou Nossa Senhora da Santa Morte, é exibida para venda no bairro de Tepito, na Cidade do México.
Reprodução/AP Photo/Fernando Llano
Uma líder de um culto popular mexicano, chamado “La Santa Muerte”, foi morta a tiros em um altar dedicado à figura na sexta-feira (01) à noite, informaram as autoridades locais.
Outras duas pessoas morreram e oito ficaram feridas no ataque na cidade de León, no estado de Guanajuato, acrescentaram as autoridades mexicanas.
A “Santa Muerte” — cujo nome significa “Santa Morte” — é frequentemente adorada por condenados, viciados em drogas e criminosos, junto com outras pessoas que se sentem excluídas ou estão passando por dificuldades na vida.
A santa, que não é reconhecida pela Igreja Católica Romana, geralmente é retratada como um esqueleto feminino e supostamente protege seus seguidores da morte.
Mas isso não funcionou para “La Madrina Chayo”, uma mulher considerada líder do culto no estado de Guanajuato, no centro-norte.
Os promotores não divulgaram seu nome verdadeiro, de acordo com as autoridades mexicanas, mas o apelido “La Madrina Chayo” foi usado por uma curandeira também conhecida como “Chayito”.
Ela, outra mulher e um menino foram mortos a tiros na sexta-feira (01) enquanto preparavam a celebração anual da Santa Muerte.
Não houve informações imediatas sobre o estado de saúde das oito pessoas, incluindo duas crianças, feridas no ataque a tiros no altar da esquina.
Assim como o feriado do Dia dos Mortos no México, a Santa Muerte é homenageada nos dias 1 e 2 de novembro.
Líderes católicos romanos no México condenaram a conexão da divindade com a violência e o tráfico ilícito de drogas.
Vestida com uma túnica preta de freira e segurando uma foice em uma mão, Santa Muerte apela a pessoas que buscam todo tipo de ajuda sobrenatural: desde afastar transgressões e executar vinganças até impedir que amantes traiam e consigam empregos melhores. Outros buscam sua proteção para suas remessas de drogas e para afastar a polícia.
Embora o culto possa parecer ameaçador, as celebrações anuais em homenagem à Santa Muerte são eventos amigáveis, com as pessoas cumprimentando calorosamente os fiéis e oferecendo-lhes pequenos presentes.
Durante anos, Guanajuato teve o maior número de homicídios de qualquer estado do México por causa das constantes disputas territoriais entre cartéis de drogas rivais.



Source link

Facebook Comments Box

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »