Governo de SP autoriza estudos para construção de novo acesso ao Porto de Santos; confira
Proposta prevê um novo viaduto ligando o bairro Alemoa à Via Anchieta, além de uma alça de acesso. Serão feitos investimentos na Alemoa Industrial no entorno do Viaduto Paulo Bonavides, em Santos (SP)
A Tribuna Jornal
O Governo de São Paulo autorizou a Ecovias, concessionária responsável pelo Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), a elaborar os projetos do novo acesso à Alemoa, zona portuária de Santos, no litoral de São Paulo.
A proposta prevê um novo viaduto ligando o bairro à Via Anchieta, além de uma alça de acesso no local. As estruturas viárias têm como objetivo auxiliar na redução do tempo de espera e tráfego de veículos pesados na Margem Direita do Porto.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
A construção do novo acesso estava prevista no contrato de concessão da Ferrovia Interna do Porto de Santos (FIPS) e, agora, será assumida pelo estado.
Em troca, a Autoridade Portuária de Santos (APS) irá destinar R$ 250 milhões ao Governo de SP para projetos habitacionais na Baixada Santista.
Andamento do projeto
A Secretaria de Parcerias e Investimentos (SPI) revelou que um ofício foi enviado à Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp) autorizando a concessionária a elaborar os projetos do novo acesso na região.
Ao g1, a Artesp informou que um documento foi apresentado à concessionária para elaboração do cronograma de atividades. Entre eles, está a produção dos estudos iniciais, projetos funcional, básico e executivo para implantação das obras.
A agência ainda revelou que, após a conclusão deste cronograma e com o orçamento indicado para execução do sistema viário, a Artesp deve analisar a inclusão nas obras de concessão junto à SPI.
Os estudos devem ser finalizados em 12 meses, com a possibilidade de prorrogação por mais seis meses. Ao g1, a Ecovias revelou que aguarda receber a autorização oficial da Artesp para começar os estudos da 2ª Entrada do Porto de Santos.
Custos só em 2025
Ao g1, a Ecovias informou que o projeto em questão recebeu autorização dos estudos pelo Governo do de São Paulo em janeiro deste ano. Desde então, a concessionária destacou que trabalha no projeto para construção do viaduto no km 61 da Via Anchieta, que se tornará uma nova opção de ligação.
A concessionária disse que já concluiu a elaboração do projeto funcional e, agora, está na fase de desenvolvimento do projeto executivo. A previsão é que todo o trabalho seja finalizado e apresentado à Artesp no final de janeiro de 2025.
“Caberá, então, ao poder concedente definir sobre a execução e inclusão da obra no contrato de concessão da Ecovias. Os custos serão conhecidos após término dos projetos”, destacou a concessionária em nota.
Demanda antiga
Estudo propõe novo viaduto na Alemoa em Santos, SP
Divulgação/Prefeitura de Santos
Em 2021, um protocolo de intenções foi firmado entre a Prefeitura de Santos e a Associação Brasileira de Terminais Retroportuários e das Empresas Transportadoras de Contêineres (ABTTC).
Na ocasião, foi enviado um projeto funcional do viaduto à administração municipal para viabilizar a obra. A ação prevê a implantação de uma rota de saída da área de terminais, partindo da Avenida Alberto Schweitzer, chegando à Avenida Bandeirantes, para acesso à Anchieta.
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos
Source link