Casa do presidente da liga francesa de futebol é invadida em meio a investigação de corrupção –
A Liga de Futebol Profissional da França (Ligue de Football Professionnels, LFP), o órgão que administra as principais ligas de futebol profissional da França, está sob suspeita de corrupção: apropriação indébita de fundos públicos, corrupção ativa e passiva de dinheiro público e tráfico de influência (a liga francesa recebeu um resgate financeiro após um acordo de quatro bilhões de euros com a Mediapro depois que os direitos de TV entraram em colapso).
A Procuradoria Nacional Financeira (PNF) na França ordenou a invasão dos escritórios da LFP, de seu presidente Vincent Labrune (recentemente reeleito por mais quatro anos como presidente da LFP), bem como dos escritórios da CVC.
A CVC é uma empresa de private equity que, em 2022, assinou um acordo de investimento com a liga de futebol: o fundo investiu 1,5 bilhão de euros em troca de uma participação de 13% em sua nova subsidiária de mídia.
Após uma denúncia da associação anticorrupção, o Ministério Público investigou o negócio. De acordo com o L’Équipe, há incerteza sobre como o dinheiro que foi usado para pagar os advogados e bancos que assessoraram a liga durante seu acordo com a CVC foi distribuído.