Redacted Análise – Gamereactor
Tenho uma experiência relativamente limitada com jogos roguelike. Além de Hades e sua sequência, não tem sido um gênero muito popular na família Andersson. Mas, dito isso, é sempre divertido ter desafios e tentar algo novo. Quando cheguei em casa na quarta-feira, instalei Redacted no meu Xbox e, desde então, lutei pelo novo título da Striking Distance Studios. O estúdio conseguiu se comparar a Hades ou Dead Cells? Acho que teremos que descobrir.
Redacted se passa no mundo de The Callisto Protocol, especificamente a prisão onde o protagonista do último título deve sobreviver a um surto bioquímico maciço que fez com que os prisioneiros enlouquecessem e sofressem mutações. A mesma premissa se aplica agora, mas aqui você assume o papel de um dos guardas de segurança que agora deve implantar todo o seu arsenal para sair vivo do planeta. Mas, além da mesma premissa e ponto de partida semelhante, as experiências de jogo diferem significativamente e oferecem duas aventuras completamente separadas. Portanto, você não precisa ter nenhuma experiência com nenhum dos jogos para apreciar o conteúdo. Por um lado, The Callisto Protocol é apresentado como um jogo de terror, mas parece que a Striking Distance Studios abandonou completamenteessa abordagem do título mencionado para criar algo novo na forma deste roguelike.
Os fãs do gênero reconhecerão a premissa de Redacted. Assim como em Hades, por exemplo, o jogo é baseado em ir do ponto A ao ponto B. No caminho, você encontrará várias provações na forma de vários inimigos e chefes, o que tornará a vida difícil para você repetidamente. Você morrerá, muitas vezes, enquanto fica cada vez mais forte a cada tentativa. O layout em si também lembra muito Hades, então se você gosta da aventura da Supergiant pelo submundo, há uma boa chance de que você também aprecie Redacted.
Publicidade:
Mas, vou ser honesto. Na primeira hora, ou melhor, horas de aventura, não achei nada divertido. Eu me senti muito sobrecarregado por todos os componentes, todas as moedas, sistemas e até mesmo os próprios controles, que eram muito diferentes dos controles mais tradicionais do gênero. Eu morri muitas vezes e isso em si não é necessariamente uma coisa ruim. Mas, ao mesmo tempo, senti que uma quantidade incrível foi jogada em mim de uma só vez e que eu realmente não tive a chance de aprender e me acostumar com todas as diferentes funções. Simplificando, a subida era enorme, mas esperava-se que você corresse o mais rápido ao mesmo tempo sem desmaiar de pura exaustão. Um exemplo perfeito do que quero dizer pode ser obtido apenas olhando para a tela. Há uma quantidade incrível de informações, mas o jogo nunca explica ou esclarece para que é usado ou como é coletado. Muito disso é deixado para você tentar encontrar as respostas sozinho, o que infelizmente não é a coisa mais fácil de fazer nos vários menus. É um tema recorrente ao longo da experiência.
Mas, dito isso – fica melhor. Embora o início seja uma enorme batalha difícil que é realmente implacável, você entra nela. Mesmo que os controles do jogo sejam diferentes, por exemplo, ainda posso apreciar que eles escolheram seguir seu próprio caminho. No final, os controles pareciam tão naturais quanto qualquer outro do gênero e, à medida que você desenvolvia suas habilidades, a experiência ficava cada vez melhor. Claro, algumas coisas deixam espaço para mais a desejar. Por exemplo, não há sinalização de quanto tempo de espera você tem para sua esquiva, o que eu acho que é uma das características mais importantes do gênero. Teria ajudado se o jogo tivesse dado alguma informação sobre quando você pode usar a função, já que agora você tem que confiar apenas em sua própria intuição ou capacidade de enviar spam para um botão até que algo aconteça.
A Striking Distance Studios se esforçou muito para dar ao jogador as condições para tornar cada rodada única. À sua disposição, você tem um amplo arsenal de diferentes conjuntos de armas, e o jogo o incentiva a não apenas se limitar a alguns favoritos, mas também a recompensá-lo por experimentar coisas novas. Para alguém que tende a se concentrar em armas e estilos de jogo específicos, foi revigorante estar motivado a tentar novas maneiras de abordar cada corrida.
Publicidade:
Ao contrário de The Callisto Protocol, que graficamente oferece uma imagem mais realista, Redacted optou por seguir um caminho completamente diferente estilisticamente. Definitivamente, posso ver algumas semelhanças entre os dois quando se trata dos ambientes, mas onde o título anterior dependia de uma atmosfera sombria e sombria, Redacted parece mais colorido, cartunesco e mais reminiscente de uma história em quadrinhos. A sensação que o jogo quer transmitir é um contraste incrível com o título anterior do desenvolvedor, mas ao mesmo tempo nunca se falou em continuar o mesmo tema, mesmo que o jogo fosse ambientado no mesmo mundo. Além disso, foi escolhida uma trilha sonora de rock, que também se encaixa no tema. Na maioria das vezes, gosto da escolha da direção, mas às vezes sinto que gostaria de ter mais variedade nas opções de cores e no ambiente como um todo. Mas, por si só, não é algo que se destaque em comparação com títulos semelhantes do gênero.
No entanto, gostaria que tivesse havido um enredo mais profundo para construir, ou pelo menos um porquê mais claro. Acho que fui mimado pela minha experiência anterior de Hades, onde do início ao fim havia um fio claro de por que você continuava voltando. Havia também um senso consistente de progressão, que eu pessoalmente acho muito crucial para esse tipo de jogo. Aqui eu gostaria que o desenvolvedor tivesse se esforçado mais para fazer aquele pequeno extra para a experiência, porque no final infelizmente não dá certo. Mas, novamente – estou baseando isso em minhas próprias preferências.
Para resumir minha experiência, você poderia dizer que tem sido alto e baixo. O início monótono baixou a fasquia e, lenta mas seguramente, percebi que ainda poderia ser divertido. No geral, eu me diverti, mas enquanto jogava, também pedia aquele pequeno extra. É revolucionário para o gênero? Infelizmente não. Redacted definitivamente consegue entreter, mas não atinge o mesmo nível de Hades ou Dead Cells. Dito isso, não é um jogo ruim e acho que muitos podem apreciar a nova direção do desenvolvedor. Mas para mim, pessoalmente, havia mais a desejar.