Jogos

Planet Coaster 2 Análise – Gamereactor


Construir e projetar montanhas-russas tem sido o sonho de provavelmente inúmeras crianças ao longo dos anos. Não é à toa que os videogames têm tentado tornar esse sonho realidade, adotando diferentes abordagens: para os títulos mais arcade como Theme Park, Thrillville e recentemente Park Beyond para o realismo do pseudo-profissional NoLimits 2. Talvez a série mais conhecida a esse respeito seja RollerCoaster Tycoon, criada por Chris Sawyer e mais tarde assumida por Frontier Developments com a terceira entrada mais vendida (mais de 10 milhões de unidades vendidas) (lançada há 20 anos na Europa).

Frontier lançou Planet Coaster para PC em 2016 e depois para consoles em 2020, como o sucessor espiritual (os títulos modernos RollerCoaster Tycoon são muito, muito piores) e foi amplamente considerado como o jogo definitivo neste subgênero. Nenhum outro jogo se compara ao equilíbrio entre realismo e acessibilidade, ao lado de belos gráficos que fazem os parques parecerem vivos. Sua sequência, Planet Coaster 2, já está disponível para PC, PS5 e Xbox Series X/S.

Revisar esses tipos de jogos de simulação costuma ser mais complicado do que outros jogos, onde o conjunto de expectativas pode variar muito. Agradar um tipo específico de jogador (por exemplo, aqueles que gostam do aspecto gerencial de administrar um parque temático e os desafios que o acompanham) pode afastar outros jogadores que gostam mais do aspecto criativo, deixando sua imaginação correr solta e focando apenas nas partes “divertidas “.

Publicidade:

href="https://broker-qx.pro/sign-up/fast/?lid=981904">

Planet Coaster 2, assim como a maioria dos jogos de seu gênero, resolve essa dicotomia oferecendo modos de jogo separados. Career Mode para aqueles que procuram testar suas habilidades em cenários predefinidos, e um ilimitado Sandbox Mode (com todos os tipos de montanha-russa disponíveis do zero e abandonando novas adições como eletricidade, que é um incômodo, para ser honesto). No entanto, ao tentar encontrar um bom equilíbrio geral, existe o risco de nenhum jogador ficar totalmente satisfeito. Os jogadores do primeiro grupo podem achar os aspectos gerenciais muito escassos, sem estratégia real nos objetivos do Career, apenas construindo o que você é obrigado a fazer. Além do mais, a geometria dos cenários pré-construídos pode ser difícil de acertar às vezes.

O segundo grupo pode ficar frustrado com o HUD e os menus às vezes obtusos, o sistema de caminhos ainda incontrolável e uma curva de aprendizado íngreme ao personalizar temas, passeios e edifícios que parecem opressores.

Planet Coaster 2Planet Coaster 2

Planet Coaster 2Planet Coaster 2

Publicidade:

Claro, projetar um jogo feito sob medida para cada jogador não é realista. O jogo pode não ser perfeito em todos os aspectos, mas é tão competente quanto qualquer jogo de simulação pode ser, mostrando a vasta experiência de Frontier no gênero e tornando-o obrigatório para os fãs de montanhas-russas. Porque, com a grande variedade de jogos de simulação, construtores de cidades e títulos de estratégia por aí, se você estiver interessado neste especificamente, há uma boa chance de que montanhas-russas e passeios em parques temáticos sejam sua principal motivação aqui. Nesse sentido, Planet Coaster 2 está bem acima e além da concorrência, oferecendo um vasto catálogo de passeios, montanhas-russas e toboáguas diretamente baseados em modelos da vida real.

Ao jogar um jogo de simulação de corrida, você esperaria que todos os fabricantes estivessem presentes com seus modelos mais recentes, certo? Com montanhas-russas, é a mesma coisa. Embora não sejam os modelos oficiais, não há licenciamento ou algo parecido, todas as montanhas-russas são modeladas em contrapartes da vida real. Desde os diferentes tipos de montanhas-russas até os menores detalhes cosméticos sobre as escolhas de design dos suportes, trens ou trilhos, as montanhas-russas aqui são lindas de se ver e cobrem quase todos os modelos imagináveis: aço, madeira, invertido, alado, lançamento, lançadeira, água, até mesmo os novos, como montanhas-russas stand-up Surf.

Como no jogo anterior, Frontier parodia os nomes das empresas com resultados muitas vezes hilários: Bolliger & Mabillard torna-se Valais & Nibwalden, Intamin torna-se Outamax, Rocky Mountain Construction torna-se High Peaks Construction… Esses nomes não significarão nada para a grande maioria da população mundial, mas são como a Ferrari, Audi ou Toyota do mundo das montanhas-russas. Frontier sabe que uma grande parte dos jogadores Planet Coaster também os conhece e quer que eles joguem com eles em vez de um design genérico. Com mais de cinquenta tipos de montanhas-russas (não incluindo passeios planos e toboáguas), há algo para todos (embora eu tenha sido frustrantemente incapaz de recriar a obra-prima de Intamin Batman: Gotham City Escape, já que o modelo exato não está aqui).

Ter modelos realistas é um benefício não apenas porque os entusiastas da montanha-russa podem se divertir um pouco (ou muito), mas também expande as possibilidades criativas. Você não precisa de passeios de fantasia que desafiam a gravidade para criar passeios originais e de aparência legal: a indústria de parques temáticos já está alcançando nossos sonhos mais loucos de infância.

Existem montanhas-russas tradicionais com a clássica colina de elevação, mas também montanhas-russas de lançamento. Alguns deles misturam os dois métodos (e podem ter colinas de elevação e lançamentos), alguns lançamentos podem ir para frente e para trás, enquanto outros subidos não são convencionais, como elevadores verticais encontrados nos passeios de Gerstlauer (aqui chamados de “Jerry St Lauer”). Você pode criar montanhas-russas (não circuitos fechados) e, a maior virada de jogo é que algumas montanhas-russas têm faixas de comutação e faixas de queda, então você tem que programar se elas vão para frente ou para trás… Você ainda tem montanhas-russas inclinadas, nas quais a pista literalmente se inclina verticalmente, um modelo Vekoma (“Vector” no jogo) construído apenas uma vez há mais de vinte anos que está se tornando mais popular novamente. E as montanhas-russas híbridas da RMC que misturam uma estrutura de madeira com uma pista de aço que são capazes de ficar de cabeça para baixo e se tornaram o modelo de montanha-russa mais quente da última década. Eu poderia continuar e continuar…

Planet Coaster 2Planet Coaster 2

Planet Coaster 2

Isso não quer dizer que a maior novidade do jogo, passeios em parques aquáticos e calhas, não fazem muito para tornar o jogo novo. Construir toboáguas é semelhante a construir montanhas-russas e é muito divertido, mas você também precisa ser cauteloso para não ultrapassar o limite de medo e tontura de seus convidados. No entanto, construir piscinas pode ser um incômodo, pois usa um estilo semelhante ao criador do caminho e acaba sendo um processo demorado (você tem que adicionar filtragem de água, escadas, salva-vidas, espreguiçadeiras e até sombra, caso contrário, seus convidados podem se queimar de sol). Pelo menos é um bom lembrete da importância de usar protetor solar!

Planet Coaster 1 os fãs podem estar se perguntando o que há de novo além dos recursos divulgados do parque aquático. O jogo apresenta um novo modo de jogo chamado Franchise, que permite que você jogue multiplayer assíncrono (multiplataforma), construindo e administrando uma rede de parques temáticos com seus amigos e vendo você enfrentar as franquias de outros times.

Há também as novas opções de personalização para passeios (adicionar luzes a trens de montanha-russa, por exemplo, ou partes específicas do tema aos passeios) e até incluem programação de efeitos especiais, animatrônicos e outras partes móveis. No entanto, eles exigem uma enorme paciência e poderiam se beneficiar de um tutorial melhor: a opção existe, mas muitas pessoas provavelmente não se incomodarão em tentar entendê-la. Não é um grande problema, pois qualquer coisa que você construir pode ser carregada nos servidores de Frontier para qualquer pessoa usar. E embora o jogo não apresente a opção como tal, a comunidade descobriu que você também pode criar passeios escuros mexendo na colocação da parede e no impressionante mecanismo de iluminação em tempo real. Os veículos em forma de concha Haunted Mansion também estão presentes entre os passeios que não são montanhas-russas…

Sim, eu sou um geek de montanha-russa, então parques aquáticos presentes ou não não teriam importado muito no meu interesse pelo jogo. Também não gosto muito das vastas opções de personalização para decoração e edifícios. Em vez disso, eu poderia passar horas tentando recriar as montanhas-russas dos meus parques locais. No entanto, conheço pessoas que estão super animadas com os recursos do parque aquático e passam horas fazendo os parques aquáticos mais bonitos possíveis, e admito que eles parecem muito legais: os gráficos são excelentes, o azul da água e as cores vivas dos escorregadores são absolutamente lindos e nos fazem ansiar pelo retorno do verão.

É a isso que me referi desde o início desta análise Planet Coaster 2: existem muitos Planet Coaster players diferentes por aí, com preferências diferentes, então a sensação do jogo pode diferir de uma pessoa para outra. No entanto, é inegável que Frontier Developments fez um trabalho incrível equilibrando uma grande quantidade de conteúdo adequado para cada jogador, enquanto adicionava coisas novas mais do que suficientes para ganhar o “2” no título, oito anos depois.





Source link

Facebook Comments Box

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »