Leão-marinho-do-sul 'se exibe' em praia do litoral de SP; VÍDEO
Animal foi resgatado na praia da Enseada, em Guarujá (SP). Biólogo afirmou que ele estava ‘descansando’ no local. Leão-marinho-do-sul ‘se exibe’ em praia do litoral de SP
Um leão-marinho-do-sul (Otaria flavescens) foi filmado ‘se exibindo’ neste domingo (10) na praia da Enseada, em Guarujá, no litoral de São Paulo. Segundo o Instituto Gremar, o animal foi resgatado no local (assista acima).
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
O registro foi feito por volta das 7h, em uma área próxima ao Canto do Tortuga. Ewerton Menezes, o autor das imagens, contou que é dono de uma barraca na praia há cinco anos mas nunca tinha visto um leão-marinho no local.
Ele relatou a impressão de que o animal tomava um “banho de sol”, uma vez que movimentava bastante a cabeça. Ainda de acordo com Ewerton, o leão-marinho também mostrava os dentes para banhistas que se aproximavam.
“Tipo [dizendo] ‘me deixa quieto aqui’, mas não avançou. [Dá] um pouco de medo, não gosto de chegar perto. Os dentes [eram] grandes, parecia praticamente um palmo [de uma mão] o tamanho do dente quando alguém chegava perto”, contou Ewerton.
Em nota, o Instituto Gremar afirmou que o animal foi resgatado “magro e exausto” no local. O biólogo marinho Eric Comin acrescentou que o leão-marinho aparentemente “descansava” na praia.
Leão-marinho-do-sul foi flagrado descansando na praia da Enseada, em Guarujá (SP)
Ewerton Menezes
Leão-marinho em Guarujá
Ewerton relatou que já tinha visto um pinguim vivo no local, assim como tartarugas e baleias mortas. O dono da barraca acrescentou ser “difícil de explicar” a sensação de encontrar o leão-marinho.
“É diferente porque você não está acostumado a ver um animal como esse. É lindo”, afirmou Ewerton.
Animal carismático
Leão-marinho-do-sul foi flagrado descansando na praia da Enseada, em Guarujá (SP)
Ewerton Menezes
O biólogo Eric Comin analisou as imagens e disse que o leão-marinho veio do Sul, subindo a costa e parando na praia para descansar. O profissional também destacou a necessidade da distância entre os banhistas e o animal.
“Ele tem toda essa questão de parecer um animal carismático e legal, só que a aproximação pode gerar estresse [para o leão-marinho]. Pode rolar algum incidente, tipo se sentir ameaçado [e] morder e machucar alguém”, explicou.
Comin afirmou que a espécie é comum na região da Patagônia e pode chegar no país por meio de correntes marítimas. “Esse parou aí, então ele vai se alimentar, descansar, repousar e depois vai seguir”, complementou.
Por fim, o biólogo afirmou que, caso o animal não apresente ferimentos, é importante deixá-lo seguir “viagem” normalmente.
Instituto Gremar
Em nota, o instituto informou ter registrado o encalhe do animal e, após avaliação veterinária no local, constatado que ele estava magro, com aproximadamente 140 kg, e exausto, necessitando de avaliações e exames clínicos laboratoriais.
Ainda de acordo com o instituto, diante das condições, o animal foi resgatado pela equipe e encaminhado ao Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos para iniciar o processo de reabilitação.
Leão-marinho-do-sul foi visto na praia da Enseada, perto do Canto do Tortuga, em Guarujá (SP)
Ewerton Menezes
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos
Source link