A grama do Santiago Bernabebú é a culpada pela praga de lesões no joelho que seus jogadores estão sofrendo? –
O Real Madrid entrou na pausa internacional com um meio sorriso no sábado passado: goleou o Osasuna (uma das equipes mais fortes da LaLiga este ano) por 4 a 0, mas sofreu três lesões no primeiro tempo, incluindo uma muito grave para Eder Militão.
Militão sofreu uma ruptura completa do ligamento cruzado anterior da perna direita. O jogador brasileiro já perdeu a maior parte da temporada do ano passado devido à mesma lesão… na perna esquerda.
Muito se tem falado sobre os jogadores de futebol serem forçados a jogar quantidades insalubres de jogos a cada temporada, incluindo aqueles com seus clubes e aqueles com as seleções nacionais. Embora esse seja o problema principal, pode haver outra explicação para esses tipos de lesões em particular.
O ex-jogador Álvaro Benito, que também sofreu uma lesão no joelho que encerrou sua carreira de forma amarga e precoce, disse à rádio espanhola Cadena Ser que uma possível explicação para essa praga de lesões poderia ser a grama híbrida, uma mistura entre grama natural e fibras sintéticas.
Ele especula que a superfície do campo tem uma grande influência: “seu joelho fica mais preso porque o artificial é mais seco que o natural”, e ele acha que deveria haver um cheque.
Dani Carvajal também sofreu uma lesão semelhante no mesmo campo há um mês, embora isso seja apenas especulação, e as lesões ainda acontecerão, cada vez mais com o passar da temporada, a ponto de agora parecer que qualquer time que vencer este ano será o que tiver menos azar…