Grande polêmica em Barcelona após VAR anular gol de Lewandowski, mas há explicação –
O FC Barcelona sofreu sua segunda derrota na Liga e a terceira nesta temporada com uma partida que os culés tentarão esquecer: Robert Lewandowski teve um gol recusado devido a um impedimento muito polêmico, mas a equipe não reagiu ao único gol da Real Sociedad: não chutou no alvo.
Como foi o caso na derrota anterior contra o Osasuna, o Barcelona jogou com vários jogadores afastados (Raphinha, Marc Casadó ou Lamine Yamal, este último perdeu o jogo devido a uma contusão no tornozelo que pode deixá-lo de fora da seleção espanhola para a Liga das Nações esta semana).
Lewandowski marcou um gol logo no início do jogo, mas foi anulado por impedimento, algo que muitas pessoas discordam. Vistos ao vivo, os gols pareciam completamente bons. No entanto, o VAR semiautomático resolveu que estava impedido.
O que realmente aconteceu com o VAR e por que não foi um erro
Com as imagens vistas na TV, parece ter sido um erro, e o FC Barcelona foi “roubado”, que é o que muitas pessoas alegaram quando aconteceu ao vivo, incluindo memes do jogador polonês com Krusty, o palhaço, pés do tamanho de um palhaço.
No entanto, há uma explicação: há uma diferença entre as imagens vistas na TV e as imagens que o VAR semiautomático usa.
Neste caso, não foi uma questão de julgamento do árbitro. Ele foi informado da sala do VAR que o sistema semiautomático havia visto que estava impedido, sem margem de erro. Este sistema detecta o milissegundo exato em que a bola é rebatida pelo passe anterior (por Frenkie de Jong) e, nesse exato momento, o pé de Lewandowski estava um pouco à frente do zagueiro da Real Sociedad.
As imagens virais da chuteira de Lewandowski não são as que o VAR usou para descartar o gol, então não, não foi um erro, pelo menos se confiarmos na tecnologia, pois não há maneira humana de saber com certeza…