Botafogo vence CONMEBOL Copa Libertadores apesar de falta de cartão vermelho nos primeiros 30 segundos –
A final de 2024 Copa Libertadores ficará para a história como uma das mais improváveis dos 60 anos de história da competição.
Para começar, viu um vencedor pela primeira vez: Botafogo de Futebol e Regatas, um clube brasileiro com sede no Rio de Janeiro que havia conquistado apenas um título da CONMEBOL antes, em 1993, uma Copa CONMEBOL – copa da segunda divisão semelhante à Liga Europa – e apenas dois títulos da Liga Brasileira Série A.
O resultado, 3 a 1 contra o ex-campeão Atlético Mineiro, foi alcançado com 10 jogadores: Gregore foi expulso após uma falta terrivelmente perigosa nos primeiros 30 segundos. Você pode assistir ao chute arrepiante abaixo.
Apesar de jogar em desvantagem praticamente toda a partida, o Botafogo saiu na frente no primeiro tempo com gols de Luiz Henrique e Alex Telles. No segundo tempo, Vargas do Atlético Mineiro fez o 1-2, mas apesar de 22 chutes e 80% de posse de bola, não conseguiu finalizar nenhuma jogada e da Silva colocou a cereja no topo do bolo para o Botafogo aos 97 minutos.
Após esta vitória inesquecível, o Botafogo conquista sua classificação para a Copa do Mundo de Clubes da FIFA 2025, a ser disputada no próximo verão contra os 31 melhores clubes do mundo.