Guarujá

Pesquisa revela que quase 90 crianças e adolescentes ficam órfãs por ano em Santos




Levantamento foi feito pelos Cartórios de Registro Civil de São Paulo. Em 2021, por exemplo, a Covid-19 foi responsável por aproximadamente um terço dos casos de orfandade na cidade. Em média, 89 crianças ficam órfãs por ano em Santos, SP, aponta levantamento
Rodrigo Sales/G1
Um levantamento realizado pelos Cartórios de Registro Civil de São Paulo revelou que, em média, 89 crianças e adolescentes de até 17 anos se tornam órfãos de pelo menos um dos pais anualmente em Santos, no litoral paulista.
A pesquisa também apontou que, em 2021, a Covid-19 foi responsável por aproximadamente um terço dos casos de orfandade na cidade, com 28 das 96 crianças perdendo um dos pais.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
Os números são resultado do cruzamento de dados entre o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) dos pais registrados nos óbitos e os registros de nascimento dos filhos entre 2021 a 2024.
Segundo os dados consolidados pela Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP) via Operador Nacional do Registro Civil (ON-RCPN), 96 órfãos foram contabilizados em 2021, enquanto outras 78 crianças perderam ao menos um de seus pais no ano seguinte.
Em 2023, o número voltou a crescer, passou para 86 órfãos e, até outubro deste ano, o registro alcançou a marca de 99 crianças.
Em nota, a Arpen explicou que até metade de 2019 não havia a obrigatoriedade de inclusão do CPF dos pais no registro de nascimento, impedindo uma correlação exata entre ambos os registros, número que ficou consolidado a partir de 2021.
Ainda segundo o órgão, os dados são vitais para a elaboração de políticas, permitindo que as instituições públicas possam planejar soluções para a alta demanda de orfandade registrada no país.
Números estaduais
No estado, a pesquisa apontou que de 8,6 mil crianças e adolescentes ficam órfãos de pelo menos um de seus pais por ano.



Source link

Facebook Comments Box

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »