LA Galaxy estende seu domínio sobre o futebol na MLS Cup –
O Los Angeles Galaxy ampliou seu domínio sobre a MLS Cup, a parada final da Major League Soccer. Desde sua primeira edição em 1996, o LA Galaxy governou, conquistando seis títulos, mais do que qualquer outro time, mas a última vez foi há dez anos. As outras equipes com mais troféus são DC United (quatro vezes) e Columbus Crew (três vezes).
Riqui Puig, estrela do Galaxy, não jogou porque se machucou no jogo anterior, a final da Conferência Oeste. Puig, ex-FC Barcelona, jogou meia hora com o ligamento cruzado anterior rompido e deu a assistência para o gol da vitória, mas agora ficará fora de campo por meses.
O LA Galaxy venceu por 2 a 1 o New York Red Bulls, que tentou vencer sua primeira MLS Cup depois de chegar à final duas vezes. Joseph Paintsil e Dejan Joveljic marcaram os gols da vitória aos 9 e 13 minutos, com o New York Red Bulls marcando seu único gol aos 28 minutos.
A partida foi disputada no Dignity Health Sports Park, em Los Angeles, diante de 26.800 espectadores, segundo a EFE.
O que é a MLS Cup e como funciona
A MLS funciona de forma semelhante à NBA. 29 equipes participantes estão divididas em duas conferências, Leste e Oeste. A equipe com mais pontos em toda a temporada regular levanta o Supporter’s Shield, que lhes dá acesso à Copa dos Campeões da CONCACAF.
Após uma temporada regular, as melhores equipes de cada conferência jogam uma série de partidas de playoffs para decidir o campeão do Oeste e do Leste.
Foi nos playoffs que o favorito dos torcedores, o Inter Miami (o time com Messi, Jordi Alba, Luis Suárez e Sergio Busquets) foi surpreendentemente eliminado.
O futebol está se tornando cada vez mais popular nos Estados Unidos, graças em grande parte às contratações de alto nível do Inter Miami – time fundado por David Beckham em 2018 -, e sediará a Copa do Mundo de Clubes da FIFA no próximo ano e a Copa do Mundo “adequada” de 2026.