Jogos

Ravenswatch Análise – Gamereactor


Quando vi pela primeira vez as capturas de tela e o trailer de Passtech Games ‘ Ravenswatch, fui imediatamente atraído por sua atmosfera de fantasia sombria e visuais atraentes. No entanto, como geralmente não sou um jogador de jogos roguelike, esperava que o jogo incluísse uma espécie de enredo linear, com começo, meio e fim claros. Isso acabou não sendo o caso, já que o jogo se concentra no combate usando diferentes heróis em mapas gerados aleatoriamente. Então, como é jogar um jogo sem um enredo claro, e o foco de Ravenswatch no combate é suficiente para mantê-lo jogando?

Em Ravenswatch, você entra em combate desde o início e só explora a história de fundo dos personagens do jogo à medida que avança. Não há tutorial para ajudá-lo a começar e você é mais ou menos forçado a descobrir por si mesmo qual é o objetivo do jogo e como sobreviver. Levei cerca de duas ou três tentativas para ter uma ideia do que estava fazendo. Aqui, a falta de um enredo, juntamente com a jogabilidade instantaneamente difícil, contribui para um começo bastante difícil.

Depois de conhecer o jogo, porém, o loop de jogabilidade principal é bastante simples. Você começa escolhendo um herói, como Beowulf ou Scarlett (Chapeuzinho Vermelho), e cai em um mapa gerado aleatoriamente. A partir daí, você tem cerca de 20 minutos para explorar, derrotar inimigos e coletar moedas para comprar upgrades de The Sandman, um lojista no local onde você aparece. Nesses 20 minutos, três dias e noites se passam, com diferentes bônus e desafios dependendo da hora do dia. A restrição de tempo adiciona uma camada de estratégia, pois você não pode demorar muito sem correr o risco de estar despreparado para a eventual luta contra o chefe.

Publicidade:

Cada capítulo culmina em um confronto com um Nightmare. No primeiro dos três capítulos, é um enorme monstro de tentáculos com tentáculos menores que você deve destruir antes de atacar o núcleo. Minha primeira tentativa de derrotá-lo realmente me fez duvidar se o jogo era possível de ser jogado sozinho. Eu quase não tinha chance de ganhar e imaginei que talvez Ravenswatch fosse para ser jogado no modo multijogador, pois suporta até quatro jogadores online.

Depois de experimentar os 4 personagens disponíveis no início, comecei a melhorar. Eu realmente gosto do design do personagem do Pied Piper, um herói que atira notas musicais nos inimigos e tem um pacote de ratos ao seu redor para ataques especiais. Há também o Snow Queen, que parecia um herói de suporte com ataques gelados e gelados, enquanto Scarlett tem a habilidade de se transformar em lobisomem à noite. Meu herói favorito e aquele com quem eu realmente consegui ir mais longe no jogo é Beowulf, um hack ‘n’ slasher viking tanque com uma espada gigante. Ele também tem um pequeno ajudante de wyrm em seu ombro, que pode incinerar inimigos. Gepetto, um herói que pode chamar robôs de madeira para lutar por ele, é o meu segundo favorito, pois ele pode usar seus lacaios para absorver danos.

RavenswatchRavenswatch

RavenswatchRavenswatch

Publicidade:

Os inimigos que você encontra são uma mistura de criaturas. Existem algumas criaturas semelhantes a golem mais fracas que jogam pedras em você, grandes monstros pesados que explodem quando morrem, um tipo de mágico que dispara ataques mágicos, fênix que aparecem de ovos grandes e criações semelhantes a árvores que tentam enredá-lo com seus ataques à distância. Eles fornecem uma boa mistura de adversários, forçando você a se adaptar a combates mais à distância ou corpo a corpo. Além disso, há itens a serem ganhos se você enfrentar grupos maiores de inimigos de uma só vez.

O combate em Ravenswatch é difícil, mas recompensador. Mesmo ao enfrentar os primeiros inimigos, não é uma luta fácil, mas quando você consegue derrotar outro grupo de inimigos, parece uma vitória merecida. Lentamente, consegui entender melhor como cronometrar meus ataques e como fazer os melhores combos de ataque. Também é possível atualizar seus ataques por meio de coletas ou coletando moedas para adquirir uma atualização. Esses captadores são diferentes a cada vez que você joga, tornando cada corrida um pouco mais única. Por exemplo, geralmente espero uma atualização para tornar os ataques padrão de Beowulf mais lentos, mas mais prejudiciais. Além disso, há uma atualização para dar ao ataque padrão um efeito de incineração.

Ao jogar mais com um herói, atualizações adicionais são desbloqueadas. A cada corrida, espero que apareçam aqueles que mais se adequam ao meu estilo de jogo, para estar melhor preparado para as lutas contra chefes. Para quem gosta de um desafio, as lutas contra chefes são algumas das partes mais gratificantes do jogo. Por outro lado, alguns heróis são claramente destinados a personagens de suporte e jogando sozinhos, eles são fracos demais para sobreviver aos ataques fortes durante as lutas contra chefes, o que significa que eles são praticamente proibidos.

Infelizmente, além do combate, não há muito o que explorar em Ravenswatch. Como já observamos em uma prévia do jogo em 2023, cada mapa gerado aleatoriamente está cheio de inimigos mortais e, além de procurar por saques, não há muita coisa acontecendo neles. Existem algumas missões secundárias, como um personagem amigável pedindo que você colete madeira para ele para que ele possa se defender contra ondas de inimigos. No entanto, é quase impossível coletar os recursos necessários ao redor do mapa a tempo devido à dificuldade de combate, então eu pulo essas missões e procuro itens mais fáceis.

RavenswatchRavenswatch

RavenswatchRavenswatch

Além disso, você pode desbloquear até três capítulos, que são basicamente três temas para os mapas gerados aleatoriamente. No entanto, você sempre tem que começar em Chapter 1 a cada execução. Depois de um tempo, começa a parecer cansativo começar o primeiro capítulo novamente depois de morrer outra vez. Talvez quando se joga junto com outras pessoas, isso seja menos problemático, mas jogando sozinho comecei a sentir falta de propósito. Quando você aumenta o nível de um personagem, uma parte da história de fundo sobre o herói é revelada, mas também isso é mínimo e não oferece nada em termos de um enredo progressivo.

A falta de propósito ou enredo é uma pena, pois os visuais e a música são excelentes e conseguem me atrair para o jogo a cada vez. Eu gosto do estilo de arte sombrio e cartunesco e os mapas apresentam detalhes agradáveis, como barris quebráveis e carrinhos espalhados. A música consiste em uma espécie de melodia medieval que fica mais tensa à medida que o final dos três dias se aproxima e no estágio final de cada corrida, há até uma sirene tocando na música, o que realmente aumenta a adrenalina em antecipação à próxima luta contra o chefe.

Concluindo, Ravenswatch oferece heróis atraentes para jogar e um grande foco no combate, uma característica dos jogos rogue-like. Heróis como o tanque Beowulf ou o Gepetto robótico têm estilos de jogo muito diferentes que, juntamente com os mapas aleatórios e saques, tornam cada jogada marcadamente diferente. A música e o visual combinam bem com a jogabilidade tensa e difícil, mas, infelizmente, a falta de uma narrativa prejudica o prazer geral do jogo depois de um tempo. Sem enredo, morte constante e ciclos de jogo repetitivos, o jogo acaba sofrendo com a falta de propósito, especialmente quando se joga sozinho.





Source link

Facebook Comments Box

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »