Golpe recorde para a pirataria de futebol na Espanha: € 31,6 milhões para transmitir LaLiga gratuitamente –
Na Espanha, se você quiser assistir esportes ao vivo, terá que pagar muito dinheiro. Se você quiser acompanhar as principais competições de futebol, Liga e Competições da UEFA como Champions League, Europa League ou Conference League, a soma mensal pode facilmente chegar a mais de 100 euros se você quiser as competições completas. Cem por mês!
Não é de admirar que a pirataria tenha disparado, apesar das múltiplas tentativas dos detentores de direitos e das competições que vendem esses direitos para detê-la. E hoje foi anunciada uma penalidade recorde por distribuir eventos esportivos de pirataria online: € 31,6 milhões de euros.
31,6 milhões, ou seja, a quantia que um tribunal em A Coruña, Espanha, ordenou que Roja Directa pagasse à empresa de mídia Mediapro, em compensação por danos. Roja Directa, gerenciado pela empresa Puerto 80 Projects, foi um dos sites mais populares para assistir jogos de futebol ao vivo online sem pagar. E, por mais de uma década, tem sido alvo do sistema judiciário na Espanha.
Essa soma recorde de 31,6 milhões vem do cálculo do valor que o Puerto 80 deveria ter pago à Mediapro pelos direitos de mídia da temporada 2014/15 da LaLiga. Metade disso, 15,8 milhões, deve ser paga pelo proprietário, Igor Seoane, como único administrador.
Embora o site Roja Directa oferecesse links para assistir aos jogos ao vivo gratuitamente, o Puerto 80 ganhou milhões por publicidade, além de cobrar comissões por desviar o tráfego para sites de casas de apostas esportivas. O site foi fechado na Espanha, mas ainda opera no exterior.
Javier Tebas, presidente da LaLiga, comemorou o novo, dizendo: “Mais vão cair, e haverá peixes grandes. Google, Cloudfare, entre outros.. porque eles também lucram com esse roubo.”
Fonte: Leia a matéria completa, CLIQUE AQUI!