Situação da Premier League, LaLiga, Bundesliga, Serie A e Ligue 1 antes da pausa internacional: o que resta em jogo na Europa? –

ad_1]
O futebol entrou na primeira pausa internacional do ano e a primeira desde novembro. A partir de hoje, e até o fim de semana de 29 a 30 de março, as ligas nacionais param, para disputar jogos internacionais (quartas de final da Liga das Nações e início das eliminatórias da Copa do Mundo de 2026 na Europa, e continuação da Copa do Mundo de 2026 na América do Sul).
É bastante tarde na temporada, com dez ou menos jogos a serem disputados em todas as cinco ligas principais ( Premier League na Inglaterra, LaLiga na Espanha, Serie A na Itália, Ligue 1 na França, Bundesliga na Alemanha ). No entanto, a situação é bem diferente: embora seja muito cedo para ter um campeão matemático, algumas ligas já têm um vencedor claro. Em suma, as coisas teriam que ir muito mal para Liverpool e PSG não vencerem o campeonato este ano. Enquanto isso, na Itália, Espanha e até na Alemanha, a competição ainda está praticamente aberta…
Aqui, veremos a situação em cada uma das cinco ligas principais e o que pode acontecer quando as ligas forem retomadas no final de março e abril:
Primeira Liga
10 jogos restantes
1. Liverpool: 70 pontos
2. Arsenal: 58 pontos
3. Nottingham Forest: 54 pontos
4. Chelsea: 49 pontos
5. Manchester City: 48 pontos
6. Newcastle: 47 pontos
Com o Liverpool liderando com 12 pontos sobre o Arsenal, é quase certo que Arne Slot conquistará seu primeiro título como treinador do Liverpool… e Salah, Alexander-Arnold e van Dijk seu último título com os diabos vermelhos. Uma atuação dominante ao longo do ano que fará os torcedores esquecerem as decepções da semana passada.
Haverá uma corrida difícil para terminar entre as 4 melhores equipes e garantir uma vaga na Liga dos Campeões no próximo ano… particularmente para o mais recente campeão inglês, o Manchester City, que atualmente, em quinto lugar, teria que se contentar em jogar a Liga Europa.
Enquanto isso, os três lugares mais baixos, com o rebaixamento para o Championship, parecem praticamente resolvidos neste momento, com uma grande distância entre Ipswich e Leicester e Wolves.
17. Lobos: 26 pontos
18. Ipswich: 17 pontos
19. Leicester City: 17 pontos
20. Southampton: 9 pontos
LaLiga
10 jogos restantes
1. Barcelona: 60 pontos (com uma partida a menos)
2. Real Madrid: 60 pontos
3. Atlético de Madrid: 56 pontos
4. Atlético: 52 pontos
5. Villareal: 44 pontos (com uma partida a menos)
A liga espanhola é, ao lado da italiana, a mais apertada. O FC Barcelona lidera, com a mesma quantidade de pontos que o Real Madrid… mas uma média de gols muito melhor e um jogo a menos (será disputado no dia 27 de março, devido ao adiamento do jogo há duas semanas devido ao falecimento do médico da equipe).
Graças à sequência perfeita do Barcelona recentemente (ainda invicto este ano), eles têm chances muito boas de ganhar o título, mas o campeão Real Madrid está muito próximo, e eles têm uma boa chance (talvez definitiva) no próximo Clásico em maio… e até mesmo o Atlético de Madrid, que ainda tem chances, apesar da dura derrota para o Barça no domingo.
A parte inferior da tabela também é muito divertida, com cinco equipes variando entre 25 e 28 pontos, incluindo o Valencia (vencedor da liga em 2004, a última vez que um time que não seja Madrid, Barça e Atleti venceu).
15. Espanyol: 28 pontos
16. Valência: 28 pontos
17. Alavéz: 27 pontos
18. Leganés: 27 pontos
19. Las Palmas: 25 pontos
20. Valladolid: 16 pontos
Série A
9 jogos restantes
1. Inter: 64 pontos
2. Nápoles: 61 pontos
3. Atalanta: 58 pontos
4. Bolonia: 53 pontos
5. Juventus: 52 pontos
6. Lazio: 51 pontos
Ao lado da liga espanhola, o italiano é o mais empolgante, com a Inter tendo uma pequena vantagem sobre Napoli e Atalanta, ambos com chances de conquistar o título. Para reivindicar as vagas na Liga dos Campeões, a luta será ainda mais acirrada, com a Juventus chegando muito perto, apesar de duas derrotas recentes.
Bundesliga
8 jogos restantes
1. Bayern: 62 pontos
2. Leverkusen: 56 pontos
3. Mainz 05: 45 pontos
4. Frankfurt: 45 pontos
5. Leipzig: 42 pontos
A primeira divisão alemã também está ficando emocionante. Embora o Bayern tenha boas chances de recuperar o título depois de perder no ano passado para o Bayer Leverkusen de Xabi Alonso, eles têm uma vantagem de 6 pontos sobre o Bayer, o que não é muito grande.
De fato, no último domingo, o Leverkusen teve uma virada impressionante nos últimos cinco minutos da partida contra o Stuttgart (terminando em 4 a 3), enquanto o Bayern sofreu um empate contra o Union Berlin que adiciona um pouco de emoção à competição, mesmo que nenhum outro time tenha chances.
Ligue 1
8 jogos restantes
1. PSG: 68 pontos
2. Marselha: 49 pontos
3. Mônaco: 47 pontos
4. Nice: 47 pontos
5. Lyon: 45 pontos
O campeonato francês, mais uma vez, oferece pequenas surpresas: o PSG lidera com uma enorme distância do segundo melhor, o Marselha. Levará tempo para que outra equipe acabe com o domínio do PSG, depois de vencer todas as ligas da última década, exceto 2017 (Mônaco) e 2021 (Lille)
Fonte: Leia a matéria completa, CLIQUE AQUI!