Tecnologia

Estação de trem será construída em 6 horas com impressão 3D

ad_1]

Projeto inovador utiliza tecnologia de impressão 3D para criar uma estação compacta e sustentável no Japão

3d-station-1920x1080
Imagem: West Japan Railway Company

Compartilhe esta matéria

A arquitetura impressa em 3D segue ganhando força, com uma variedade crescente de projetos utilizando essa tecnologia emergente, e o exemplo mais recente vem do Japão, onde uma estação de trem será construída em impressionantes seis horas.

É importante notar que a Estação Hatsushima não será um grande edifício de vários andares, mas uma estrutura simples e compacta. O projeto está sendo desenvolvido pela West Japan Railway Company, JR West Innovations e Serendix, e ficará localizada na cidade de Arida, na província de Wakayama.

Com 2,6 metros de altura, 6,3 metros de largura e 2,1 metros de profundidade, a estação terá um exterior branco decorado com imagens das laranjas e peixes típicos da região. Seu interior contará com laterais abertas e algumas áreas destinadas ao descanso.

Design pensado na comunidade da região

  • Feita de concreto armado, a estação será durável e resistente à corrosão.
  • Segundo a West Japan Railway Company, ela oferece mais liberdade no design em comparação aos métodos tradicionais de construção, que utilizam formas, permitindo maior flexibilidade.
  • O design externo também busca refletir as características locais, criando uma estação que se identifique com a região e seja apreciada pelos moradores, promovendo a integração com a comunidade.

A construção da estação está prevista para ocorrer em cerca de seis horas, entre o último trem de um dia e o primeiro do dia seguinte. Como isso será possível? A estrutura da estação será fabricada em partes em outro local, possivelmente em uma fábrica, utilizando uma impressora 3D.

Leia Mais:

O processo de impressão, que cria as peças em camadas a partir de uma mistura semelhante ao cimento, será seguido pela montagem das partes no local, o que deverá levar poucas horas. Embora o tempo de impressão ainda não tenha sido especificado, a montagem será a etapa mais rápida.

Se o projeto for bem-sucedido e a estação se mostrar prática e de baixo custo de manutenção, a West Japan Railway Company poderá expandir a ideia, construindo mais estações impressas em 3D em outras regiões do Japão, substituindo as antigas construções de madeira.

A estação está prevista para ser finalizada em 25 de março, então, em breve descobriremos o resultado desse inovador projeto.


Leandro Costa Criscuolo

Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Layse Ventura

Editor(a) SEO

Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.





Fonte: Leia a matéria completa, CLIQUE AQUI!

Facebook Comments Box

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »