Saúde

Seminário em Salvador fortalece a resposta ao HTLV no Brasil

ad_1]

Nos dias 19 e 20 de março, o Ministério da Saúde realizará, em Salvador (BA), o Seminário Alusivo ao Dia Nacional de Enfrentamento ao HTLV. A data, comemorada anualmente em 23 de março, busca aumentar a visibilidade do HTLV, promover a conscientização sobre a prevenção e garantir o cuidado integral das pessoas que vivem com o vírus. O evento é organizado pelo Departamento de HIV, Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde da Bahia (SES/BA), a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) na Bahia.

O evento contará com pesquisadores(as), trabalhadores(as), gestores(as) e sociedade civil para dialogar a respeito de ações e estratégias relacionadas ao fortalecimento das políticas públicas para a resposta à infecção pelo HTLV. Pessoas interessadas no tema também poderão acompanhar o seminário de forma on-line pela plataforma webinar.

Durante o Seminário, serão abordados o cenário epidemiológico, as políticas públicas existentes, a vigilância e linha de cuidado, atualização da sociedade civil, entre outros temas. Para a coordenadora-Geral de Vigilância das Infecções Sexualmente Transmissíveis (Cgist/Dathi/SVSA/MS), Pâmela Gaspar, esse será um momento importante para articular respostas, estimular discursões e dar visibilidade ao HTLV.

“Apesar de ser um vírus presente no Brasil e em várias partes do mundo, o HTLV é uma infecção sexualmente transmissível ainda pouco conhecida, e que necessita de intensificação das informações de prevenção e cuidado das pessoas que vivem com HTLV. Estamos trabalhando em conjunto para eliminar a transmissão vertical deste vírus como problema de saúde pública e avançar nas tecnologias para diagnóstico e prevenção”, explica a coordenadora.

Reunião com CTA – HTLV

No dia 21, ocorrerá reunião com o Comitê Técnico Assessor de HTLV que auxilia o Dathi sobre os aspectos técnicos e científicos referentes à elaboração de políticas públicas. O encontro reunirá os membros do CTA-HTLV, composto por sociedade civil e especialistas no tema, para discutir sobre o impacto da infecção pelo HTLV na saúde da mulher, atualização das recomendações nacionais para prevenção da transmissão vertical, critérios de notificação e informações das fichas de notificação de HTLV, acompanhamento de crianças expostas ao vírus, definição de indicadores para certificação da eliminação da transmissão vertical de HTLV e outras estratégias para o avanço da resposta ao HTLV.

Ministério da Saúde






Fonte: Leia a matéria completa, CLIQUE AQUI!

Facebook Comments Box

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »