Tecnologia

Proxima Centauri poderá receber milhares de sondas até o final do século

O projeto Swarming Proxima Centauri, desenvolvido em colaboração entre a Space Initiatives Inc. e a Initiative for Interstellar Studies (i4is), quer enviar para a Proxima Centauri milhares de sondas, com objetivo de investigar nossa vizinha. A proposta está sendo financiada pela NASA e o objetivo é que as espaçonaves cheguem à estrela até o final do século.

O conceito do projeto foi submetido ao programa Innovative Advanced Concepts (NIAC), da NASA. Entre os projetos enviados, a agência seleciona aqueles de maior interesse científico e com mais chances de darem certo, além de avaliar outros critérios mais técnicos.

Para quem tem pressa:

  • Os pesquisadores pretendem enviar sondas em formato de velas solares, que são impulsionadas a partir de fótons;
  • Essa tecnologia pode atingir velocidades muito altas, e com feixe de luz espera-se que elas atinjam de 10 a 20% da velocidade da luz;
  • O problema da missão é a comunicação, mas os pesquisadores estão dissolvendo um sistema autônomo que pode resolver isso 

Velas solares em direção a Proxima Centauri

Realizar viagens interestelares é um objetivo da humanidade já há algum tempo. No entanto, ainda não existem formas eficientes de fazer isso sem demorar dezenas de milhares de anos. A Proxima Centauri, a estrela mais próxima do Sol, torna as coisas mais fáceis, ainda assim, com as espaçonaves atuais levariam milhares de anos para percorrer os 40 trilhões de quilômetros, ou 4,2 anos-luz, que nos separam.

Por causa disso, os pesquisadores por trás da pesquisa querem enviar milhares de velas solares impulsionadas por um feixe de laser. Essas “espaçonaves” são sondas semelhantes a pipas que podem ser impulsionadas por fótons. Nos últimos anos a tecnologia vem sendo desenvolvida para atingir velocidades cada vez maiores, essencial para que elas cheguem à Proxima Centauri até o final do século.

O Innovative Advanced Concepts (NIAC) pretende incluir nas sondas um feixe de laser de 100 gigawatts para que elas viajem em velocidades relativísticas, entre 10 a 20% da velocidade da luz. Assim, o objetivo de chegar a Proxima Centauri em 2075 seria alcançado.

Leais mais:

Problemas de comunicação

O grande problema de enviar as sonda para a Proxima Centauri seria a comunicação. Para as espaçonaves receberem um sinal da Terra, levaria 4,2 anos e mais 4,2 anos para obtermos uma resposta de volta. 

Para contornar isso, o projeto que desenvolver um sistema autônomo que permitirá com que as velas solares tomem suas próprias decisões de trajeto e manobras em órbita

Atualmente, o financiamento da Swarming Proxima Centauri é para o desenvolvimento técnico. Depois disso, o projeto irá concorrer com outras ideias na terceira fase. Os pesquisadores por trás do conceito acreditam que os custos para chegar à Proxima Centauri com milhares de sondas poderá atingir 100 bilhões de dólares.

O post Proxima Centauri poderá receber milhares de sondas até o final do século apareceu primeiro em Olhar Digital.

Facebook Comments Box

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »